O que é a cartomancia?

cartomancia lotus esoterismo

 A cartomancia é um método de adivinhação feito com cartas de baralho comum. Surgiu por volta do século XI, onde era muito consultado na busca por respostas de um modo geral. Esta tradição esotérica não se perdeu, e durante séculos foi alimentada pelas civilizações, sendo chamada por outros nomes como ludos, trunfos, entre outros.

 

 


Cadastre-se e ganhe 10 minutos de consulta. *Válido para novos clientes

(00) 0000-0000
(00) 0 0000-0000
(00) 0000-0000


Com o passar dos anos a arte da cartomancia foi se modificando e o baralho comum começou a dar lugar às cartas desenhadas com os símbolos onde seus significados eram mais bem compreendidos através de belas imagens pintadas a mão.

Usa-se a cartomancia para prever o futuro, entender o passado e orientar no presente, ajuda nas questões básicas do dia-a-dia mostrando o melhor caminho a ser seguido.

É importante não confundir o tarot ou baralho cigano com a cartomancia, que é um método que utiliza cartas de baralho comum e que vem de origem totalmente diferente. 

As cartas do baralho como as conhecemos e utilizamos em nosso divertimento, surgiram na Europa e seu uso como adivinhação aconteceu, como já foi dito, no século XI, isto sim nas mãos de uma cigana.

Os praticantes da cartomancia são geralmente conhecidos como cartomantes, leitores de cartas ou, simplesmente, leitores.

A Cartomancia, foi a forma mais popular de "adivinhação" através da leitura de cartas entre os séculos 19 e 20. Este jogo é constituído por uma plataforma de 52 cartas e quatro naipes .

O método mais popular de cartomancia é conhecido como a Roda da Fortuna. 

Neste método o leitor retira as cartas aleatoriamente e atribui o significado a elas com base na ordem em que forem escolhidas. Embora a interpretação varie de acordo com a região, os significados comuns de previsão para o futuro são os seguintes:

cartomancia lotusAs interpretações mais comuns na Cartomancia: 

  • Rei de Copas - Um homem justo.
  • Rei de Ouros- Um homem jovem e audacioso.
  • Rei de Paus - Um homem bom.
  • Rei de Espadas - Um homem inteligente e astuto.
  • Rainha de Copas - Uma mulher descasada.
  • Rainha de Ouros – Uma mulher sensual.
  • Rainha de Paus-     Uma mulher casada, amorosa e casta.
  • Rainha de Espadas – Uma mulher entristecida.

As várias Interpretações da Cartomancia

A interpretação dos significados das cartas mesmo dentro do mesmo baralho varia muito entre os cartomantes.

Isso levanta dúvidas quanto à idéia de que há alguma mensagem objetiva vindo diretamente das cartas, demonstrando que na realidade as cartas são apenas instrumentos para  interpretação dos fatos, e que na verdade os cartomantes se utilizam muito mais da vidência e intuição que tem do que propriamente das cartas. 

Com isso chegamos à conclusão de que um bom cartomante é aquele que trabalha sua intuição e se mantém equilibrado para que possa auxiliar melhor os que lhe procuram em busca de respostas. 

Estes fatos tornam a falta de padrão no significado das cartas objeto irrelevante.

 

Veja abaixo o vídeo com uma breve explicação sobre a cartomancia.

É possível encontrar muitas teorias sobre a origem exata da cartomancia como as diversas interpretações das cartas usadas para adivinhação.Alguns historiadores acreditam que a cartomancia foram originalmente criados para entreter as concubinas do imperador na China durante o século XII.Outros historiadores estão convencidos de o primeiro baralho de cartas a surgir na Europa veio da Itália no século XV.Este oráculo foi composto por quatro naipes,  as mesmas  cartas que foram utilizados essencialmente para jogos de cartas.

Existem outros  relatos que as cartas de tarot surgiram a partir da criação do baralho italiano. Acreditavam  que os quatro naipes do baralho precisava ser inserido aos 22 arcanos maiores do tarot, portanto foi desenhado a mão um baralho de 78 cartas, esse baralho utilizado pela cartomancia e os arcanos maiores do tarot .Outros historiadores insistem que os árabes introduziram  as cartas islâmicas na Europa no século 14. Os europeus fizeram uma compilação e deram a natureza simbólica ao tarot.Outros ainda acreditam que cartas foram trazidas para a Europa Através da Índia.  

Os primeiros cartões conhecidos receberam o nome hebraico Naibi que significa “predizer " , e  foram tratados com imenso respeito. O primeiro uso conhecido de pacotes de tarô para adivinhação estava em Bolonha, por volta de 1750 e o uso de embalagens comuns de cartas de baralho para cartomancia. Isto exclui a conexão com o Egito proposta apresentada pela primeira vez no ano de 1781, o que constitui a base para a maior parte da especulação ocultismo mais tarde.

A palavra cartomancia é etimologicamente composta de duas partes: carta e mancia, sendo que esta última significa adivinhação. As civilizações mais sábias da humanidade já faziam uso das cartas para fins oraculares; há indícios deste uso entre os povos do Egito, China e Índia. E por volta do século dezesseis, esta cultura estava amplamente disseminada no continente europeu entre intelectuais da sociedade. Para ilustrar esta passagem histórica, um bom exemplo é a relação profunda que o italiano Ítalo Calvino, importante escritor do século vinte, tinha com a cartomancia. Em “Destinos Cruzados”, uma das obras mais famosas do autor, é contada a história de um grupo de viajantes desconhecidos entre si, que se reúnem em uma estalagem e perdem subitamente a fala. A partir daí, cada um deles tenta se comunicar com os outros por meio de figuras disponíveis nas cartas de um baralho. 

As civilizações orientais e europeias, muito mais antigas que a nossa, têm muito a nos ensinar. Não é exagero afirmar que a cartomancia é uma das heranças mais valiosas que herdamos destes povos. É fato incontestável que se este saber permanece até os dias de hoje, é porque muitos já se beneficiaram das consultas com cartomantes. A Lótus Esoterismo, com atuação em todo território nacional e também no exterior, disponibiliza de profissionais altamente qualificados para atender com as cartas por telefone ou chat. 

É a única consultoria com cartomantes preparados para atender em mais de cinco idiomas. São eles: português, inglês, italiano, espanhol (castelhano), e, ainda, francês e alemão. Estas modalidades de atendimento apresentam muitas vantagens: além de ficar à vontade no conforto de sua residência e dispor de atendimento a qualquer momento do dia, o cliente escolhe os melhores horários, adaptando as consultas em seu cotidiano.

 



Atendimento

São Paulo (11) 3136-5000
 

(11) 2063-3383

Rio de Janeiro

(21) 4063-3000

(21) 3005-3094

Brasilia (61) 4062-0127
Salvador (71) 2626-1408
Santa Catarina (48) 4062-0123
Paraná (41) 2626-1506

 

Horários de atendimento:

Segunda a Sexta

das 9h às 23h59

Sábados das 9h às 23h

Domingos das 15h às 22h